COMO O OUTUBRO ROSA SALVOU A MINHA VIDA

0
989
a importância da prevenção e diagnóstico precoce

COMO O OUTUBRO ROSA SALVOU A MINHA VIDA

No mês de outubro, vivenciamos o Outubro Rosa, movimento mundial que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Campanha Outubro Rosa na Dental Gutierre 2016, onde tudo começou.

Foi preparando a campanha do Outubro Rosa, no ano de 2016, que tudo começou. Nos anos anteriores, realizamos diversas ações de doações de lenços, perucas, maquiagem, escolhíamos um dia do mês para virmos todos de rosa, mas nunca havíamos conversado sobre a prevenção.campanha outubro rosa dental gutierre

Confesso que naquele ano, na correria do dia a dia, acabamos deixando para última hora o que trabalharíamos sobre o tema na Dental Gutierre. Então, nossa analista de endomarketing chegou para apresentar o projeto e a ideia foi “PREVENÇÃO, se toque. Quem ama cuida!” Eu aprovei na hora. Achei muito relevante falarmos sobre o assunto.

Na semana da palestra, notei uma mudança de direção do meu seio direito, após o banho
quando me olhei no espelho. Achei estranho, mas como havia acabado de amamentar, pensei que poderia ser normal qualquer mudança física. E passou.

No dia da palestra, na empresa, cheguei meio atropelada, mas em tempo de assistir desde o começo. A primeira informação passada pela voluntária do Chá de Lenços foi a mudança de direção da mama, como um dos sintomas. Meu chão caiu, um alerta acendeu e continuei prestando atenção à palestra, afundada num pufe do nosso espaço de convivência, como se só existíssemos a voluntária e eu.  Ao final, fizemos uma foto, ela distribuiu alguns pingentes da campanha, nós agrademos sua presença e disponibilidade, entregamos a caixa de lenços e ela se foi.

Autoexame preventivo

Uns três dias depois, após o banho, resolvi realizar o autoexame, e senti um caroço na mesma mama torta. Sai do banheiro, meu marido com nosso bebê, na época com 1 ano e 2 meses, notou que minha feição mudou.
Ele perguntou o que houve, eu contei. Ele perguntou: “mas todo caroço é câncer de mama?”.
Eu disse: “não”. Sempre positiva, não me desesperei. Afinal eu não tinha nenhuma
característica de risco para desenvolver a doença. Mas me lembrei de cada palavra da
Voluntária em nossa palestra de prevenção, e no mesmo dia corri para o médico.
Passei por punção, mas não acusou na biopsia, optei por retirar o nódulo e desta vez sim, no dia 28 de dezembro 2016, recebi o diagnóstico de câncer de mama.

A descoberta no estágio inicial pode salvar sua vida

Felizmente, foi descoberto em estágio inicial, não havia metástase. Mas não escapei do
tenebroso e assustador tratamento. Recebi muito apoio, amor, carinho e orações da minha
família e amigos que me fortaleceram. Mas meus principais motivos para encarar essa luta, e vencer, foram o meu filho Vicente e a minha vontade de viver.

tratamento do cancer de mama

Não foram tempos fáceis, mas também não foram tão difíceis assim. Minha aceitação,
confiança, entrega e fé me mantiveram firme e forte. E devo dizer que a empresa também foi fundamental para o sucesso dessa história: além de me proporcionar a oportunidade de
descobrir o câncer a tempo, me ofereceu apoio financeiro e pessoal pelo período necessário.

Hoje, neste Outubro Rosa de 2018, comemoro 2 anos de uma nova vida, novos valores e muita gratidão. Estou aqui para alertar milhares de mulheres, homens também, sobre a importância de conhecer o seu corpo e estarem atentos a qualquer sinal que ele possa dar. A cura do câncer de mama depende do diagnóstico precoce.

O que me salvou do câncer de mama

O conselho que posso dar é o mesmo que me salvou. Faça o autoexame mensalmente –
escolha uma data importante para você (dia do aniversário, de namoro) e toque-se! Não
espere chegar aos 40 anos para fazer a mamografia e solicite ao seu médico mais informações e exames, pois a cada dia mais pessoas jovens estão sendo diagnosticas com câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silvas (INCA), são
aproximadamente 60 mil mulheres diagnosticadas este ano. E se você tem uma empresa, ou participa de uma, valorize e incentive a realização de companhas como o Outubro Rosa.
Prevenir é sempre o melhor caminho.

Juliana Finato

Gerente de Marketing na dental Gutierre

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here