Bruxismo na Infância e na Adolescência

0
196

O que é o Bruxismo?

Se uma criança ou um adolescente apresenta bruxismo na casa, dificilmente pais, irmãos ou pessoas que convivem no mesmo ambiente não notem o fato. Ranger ou apertar os dentes com força, chegando a apresentar sons é o que caracteriza o bruxismo. Quando se manifesta durante o dia chama-se bruxismo da vigília e na maioria das vezes ocorre em forma de apertamento dos dentes.

Em crianças mais novas, o bruxismo pode ser uma consequência da imaturidade da formação do sistema neuromuscular, apresentando-se de forma passageira, decorrente da “descoberta” dos contatos dos dentes que irromperam na cavidade bucal.

presença de bruxismo do sono em crianças é motivo de preocupação por parte dos pais, pois a percepção do barulho de ranger de dentes pode prejudicar a qualidade do sono, afetando a saúde e a vida no dia-a-dia da família.

O bruxismo é classificado como uma desordem de movimento relacionada ao sono, cuja presença pode ou não representar um distúrbio. Para ser diagnosticado como tal é preciso que hajam queixas de alterações no sono, sonolência diurna ou fadiga.

O que causa o bruxismo na infância?

Diversos fatores podem ser associados à ocorrência de bruxismo em crianças e adolescentes. Fatores psicossociais, predisposição genética e familiar, fatores exógenos (álcool, cafeína, exposição à fumaça de cigarro, drogas ilícitas e alguns medicamentos), respiração bucal, asma e outras doenças sistêmicas têm sido associados ao bruxismo. Crianças que dormem menos de oito horas por noite e com presença de luz e barulho durante o sono são mais predispostas ao problema.

 

Desgastes severos nos incisivos superiores e inferiores decíduos e guia incisal dos incisivos centrais inferiores já em desgaste por atrição.

Como se faz o diagnóstico ?

diagnóstico de bruxismo em crianças se baseia no relato dos pais/cuidadores, pois são eles que percebem o ranger ou apertar de dentes das crianças com maior fidelidade. Os desgastes excessivos dos dentes decíduos (dentes “de leite”) podem ser indicativos de bruxismo, assim como sinais e sintomas de dor e/ou fadiga da musculatura mastigatória quando estão associados ao relato de ranger de dentes. A polissonografia, exame realizado no laboratório de sono, embora não seja necessária para o diagnóstico, deve estar associada à gravação de áudio e vídeo para o estabelecimento do diagnóstico definitivo de bruxismo.

Como tratar ?

Os pais muitas vezes não sabem que conduta tomar frente ao bruxismo, por isso se faz necessário o apoio do cirurgião-dentista ou do odontopediatra para o controle dos sintomas e desgastes dos dentes. O tratamento deve ser multidisciplinar, em conjunto com a medicina e a psicologia, visando a melhora na qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

 

Escrito por: Dra. Joyce Duarte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here