Alveolite: a complicação mais comum após uma extração

0
53093

Após a extração de um dente, no período de cicatrização algumas complicações podem ocorrem, sendo a mais comum a alveolite. Como o próprio nome já diz, alveolite é uma inflamação ou infecção do alvéolo, que é a parte do osso mandibular ou maxilar onde se aloja o dente.

Quando um dente é extraído, nosso organismo tenta fechar o alvéolo para protegê-lo da entrada de resíduos alimentares e de possíveis infecções. O que fecha o alvéolo é a formação de um coagulo que, ao poucos vai dando lugar ao tecido normal da área.

Existem dois tipos de Alveolite a seca (sem pus) e a purulenta ( com pus). A alveolite seca ocorre quando não há a formação de coagulo após a extração do dente, neste caso, o alvéolo fica vazio e suas terminações nervosas ficam expostas o que causa muita dor ao paciente. No caso de alveolite seca o dentista deve ser procurado, ele irá intervir prescrevendo analgésicos e provavelmente precisará irrigar a área e aplicar no alvéolo substâncias cicatrizantes e antinflamatórias.

A alveolite purulenta ocorre após a alveolite seca, é quando o alvéolo é infectado manifestando a produção e secreção de pus, o paciente tem mau hálito e o alvéolo apresenta-se cheio de pus. Para o tratamento da alveolite purulenta também é necessário a intervenção do dentista, ele intervirá prescrevendo analgésicos e antibióticos e terá que anestesiar o local e utilizar uma cureta para remover restos necróticos.

Para prevenir essas complicações siga sempre a risca as recomendações de seu dentista após a extração de um dente, o ato de cuspir, beber de canudinho, bochechar ou qualquer ato que exija sucção pode remover o coagulo do alvéolo e desenvolver uma alveolite seca.

Os sintomas de alveolite são simples, no caso da purulenta podemos sentir um odor muito forte pela presença do pus e no caso da seca o desconforto e a dor são constantes. Caso esses sintomas sejam apresentados após a extração de um dente é muito importante que o paciente procure o dentista o mais rápido possível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here