Alimentos podem ajudar no combate às cáries

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Os alimentos são frequentemente apontados como os grandes vilões responsáveis pelo surgimento das cáries. Na verdade, os indesejáveis pontinhos pretos são resultado de três fatores principais: alimentação, ação de bactérias e estado de saúde da boca.

Em outras palavras, as bactérias presentes no aparelho bucal reagem com os alimentos ingeridos, produzindo resíduos na forma de ácidos que provocam a desmineralização das áreas situadas abaixo da superfície dos dentes. A cárie é justamente essa deterioração da superfície do dente.

Existem três tipos de cáries:

Cárie Coronária: É o tipo mais comum e ocorre tanto em crianças quanto em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou, ainda, entre os dentes.

Cárie Radicular: À medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente, provocando cáries do tipo radicular.

Cárie Recorrente: A deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isso porque essas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração e, assim, ao surgimento de cáries.

 

Mas o que muitos não sabem é que, além de uma boa higiene bucal, as cáries também podem ser prevenidas através da ingestão regular de alguns alimentos. A Oral-B selecionou alguns deles, confira:

Cálcio

cálcio é um ingrediente nobre na prevenção da cárie, principalmente para crianças em fase de crescimento. Uma grande fonte de cálcio é o leite e seus derivados, além de verduras verdes, peixe, amêndoa, castanha-do-pará e feijão.

Frutas, Fibras e Hortaliças

A ingestão de alimentos ricos em fibras aumenta o fluxo de saliva, o que aumenta a produção de defesas minerais que combatem a cárie. Grandes fontes de fibra são as frutas secas, como damasco, uva passa e figo, e as frutas frescas, como banana, maçã e laranja. Outras opções são leguminosas e verduras, como feijão, couve, ervilha, amendoim, amêndoa e farelo de trigo.

Grãos Integrais

São ricos em vitamina B e ferro, importantes para a saúde da gengiva. Os grãos integrais também possuem magnésio, um ingrediente essencial para os ossos e dentes. Farelo de trigo, arroz e cereais integrais e massas feitas com cereal integral são excelentes fontes desses alimentos.

Doces

Quando dá aquela vontade de comer, pense em alimentos saudáveis, como os mencionados acima. Tente se afastar dos doces, porque o açúcar se associa à placa e enfraquece o esmalte do dente, deixando-o mais vulnerável à formação de cáries.

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