A influência da saúde bucal no coração

0
96

Os motivos principais que levam as pessoas a terem cuidado com a higiene oral estão ligados à aparência, prevenção de infecções na boca e mau hálito. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

Existem fortes evidências científicas que associam as infecções da boca (as mais comuns são a gengivite, a periodontite e a cárie) a uma maior incidência de doenças cardiovasculares.As precárias condições de higiene bucal podem favorecer a presença de micro-organismos responsáveis por doenças, estes micro-organismos podem atingir regiões mais profundas com formação de abcessos e consequente migração vascular, podendo levar a infecção de tecidos do coração (endocárdio), favorecendo a doença endocardite infecciosa, capaz de danificar estruturas importantes do coração como as valvas cardíacas, necessitando de tratamentos prolongados com antibióticos e, até mesmo, cirurgias em casos específicos.

Para manter uma boa saúde bucal é indispensável  escovar bem os dentes, principalmente após as principais refeições, no mínimo três vezes ao dia, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

As visitas regulares ao dentista são importantes para todos, principalmente para cardiopatas, diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos.

Nossa saúde bucal vai muito além da aparecia e halito fresco. Cuide-se sempre!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here