A importância do Pré-Natal Odontológico

0
270

Muitas dúvidas surgem quando a mulher engravida e uma delas é se ela pode ou não fazer tratamento odontológico nesse período tão delicado que gera insegurança e preocupação com a saúde do bebê.

Questionamentos com relação ao uso dos anestésicos, medicação, flúor e tomada de radiografias são muito comuns nos consultórios odontológicos. Além de vários mitos que passam de geração em geração, como por exemplo o mito de  que o cálcio do dente da mãe vai para o feto fazendo com que o dente da gestante se enfraqueça causando cáries ou outros problemas, ou mesmo o de que  grávida não pode fazer tratamento dentário.

Todas essas questões e muitas outras  podem ser  facilmente  esclarecidas por um dentista capacitado que vai realizar o Pré-Natal odontológico, que consiste de consultas  que vão desde orientar a gestante sobre sua saúde bucal, hábitos e higiene,  amamentação (bem como suas vantagens e importância para o crescimento maxilo mandibular, sucção, fonação, respiração e deglutição), ao tratamento com procedimentos  preventivos ou curativos, que visam o bem estar da mãe e do filho.

É no pré-natal odontológico que a mãe recebe informação sobre os primeiros cuidados com a saúde bucal do seu filho, sanando várias dúvidas que são muito freqüentes na rotina do consultório, como quando levar a criança pela primeira vez ao dentista, quando e como começar a escovar os dentes, que tipo de escova, creme dental  com ou sem flúor, chupeta mamadeira e muitas outras questões que surgem desde o nascimento até a troca de dentes de leite.

Atualmente, sabe-se que a saúde bucal da gestante quando com doença periodontal, está relacionada com parto prematuro, pré- eclâmpsia e recém nascido de baixo peso. Isso ocorre porque a bactéria da cavidade bucal de alguma maneira  chega ao líquido amniótico, aumentando o risco para esses problemas que comprometem a saúde de ambos: mãe e filho.

Por isso é tão importante a atenção odontológica a gestantes, que sai do consultório sabendo realizar uma técnica adequada de higiene bucal, informada sobre os primeiros cuidados com a dentição do bebê, além de ter suas consultas preventivas ou curativa agendadas.

Christiane Batista
Periodontista
CRO :79544

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here