A asma e a saúde bucal

0
980

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica que compromete a qualidade de vida de muitos. O que muita gente não sabe é que os dentes e gengivas desses pacientes também merecem atenção especial.

Respirar pela boca é um ato comum entre pessoas que sofrem de problemas respiratórios, ao respirar pela boca a mesma sofre de ressecamento, diminuindo o fluxo salivar e deixando a pessoa mais propensa à caries e problemas periodontais.

O uso constante dos inaladores do tipo corticosteroides podem gerar efeitos adversos à saúde bucal a longo prazo como :boca seca, garganta arranhada, rouquidão, manchas brancas e fungos(cândida) na língua e mucosas da boca. Esses medicamentos são comuns no tratamento da asma, pois reduzem o inchaço na mucosa das vias respiratórias dos pulmões e deixam as vias aéreas menos sensíveis às crises.

Além de mau hálito, um dos problemas causados pela boca seca é a predisposição ao acúmulo da placa bacteriana, o que pode levar à problemas periodontais. As manchas brancas que podem surgir por causa da medicação na língua ou nas mucosas, podem ser tratadas com medicamentos prescritos pelo dentista.

Pacientes que sofrem de asma, devem sempre lavar a boca com água e cuspir após usar o inalador de esteroides, também é aconselhado anexar um espaçador (tubo plástico próprio para essa finalidade) ao inalador, esse espaçador diminuirá o contato do medicamento pulverizado com a boca e a garganta.

Além de uma higiene bucal rigorosa e atenta, o paciente que sofre de asma deve beber muita água e jamais negligenciar as visitas semestrais ao dentista.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here