A Arte do Network: Energia Sempre!

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Tenho um grande amigo do segmento odontológico que sempre me dizia em nossas reuniões de planejamento: “venda é um processo de relacionamento”. Esta afirmação sempre ficou em minha cabeça e hoje, mais do que nunca, dou toda razão a ele. Todos buscam o cliente de várias formas, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Como sempre o cliente é o senhor dos negócios e ele decide quem será o eleito para vender-lhe um bem ou prestar-lhe algum serviço e ainda sabemos que, dependendo do valor agregado do seu negócio, o preço torna-se uma variável menos importante no processo de escolha.

Valor agregado caracteriza-se por tudo aquilo que é oferecido ao cliente além do que ele compra. Pode ser o estacionamento, o cafezinho, o ar condicionado, a internet na recepção… aliás isso me lembra uma coisa que ouvi de um grande amigo também. “Nunca negue um copo d’ água e uma internet wifi para ninguém”.

Tudo isso faz com que o cliente perceba que está tendo benefícios em comprar de você, mas infelizmente muitas vezes ele nem faz ideia disso. Percepções de vantagens e conhecimento do seu negócio vão mais além de uma consulta inicial bem realizada, mas também da forma com que interagimos com as indicações, os novos amigos, os eventos e a sociedade. Estamos falando de uma rede.

A gestão de sua rede de trabalho e relacionamento (NETWORK) é a forma com a qual você interage com o mundo. Se você pratica o relacionamento aberto (não me entendam mal…), irá perceber que as pessoas conhecerão seus níveis de relacionamento em várias esferas da sua vida como família, amigos, clientes, parceiros, funcionários e fornecedores. Só para deixar claro, essa lista aqui poderia ser bem maior, é só um exemplo.

Seus amigos de academia tratam em sua clínica ou você é aquele que entra mudo e sai calado de onde frequenta? Não existe pecado nisso, desde que não influa em sua personalidade ou na forma que as pessoas (leia-se futuros clientes) te enxergam. A forma com a qual nos relacionamos com o mundo, caracteriza a nossa imagem perante ele.

A escolha então fica assim:

Pratico um bom network baseado em técnicas de marketing de relacionamento, cuido bem das pessoas que estão ao meu redor, faço um trabalho focado a preço justo criando e estreitando laços com as pessoas ou invisto em uma consultoria e propaganda para criar uma imagem para mim?

Sou uma pessoa ou um personagem? Não concorda ? Escreva para mim dr.marcelo@mcpremiere.com.br

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Dr. Marcelo Alves

                                                                       Prof. do Curso de Especialização em Dentística Restauradora

                  FUNORP/FORP/USP

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